Florescer

BLOG

O que é Independência para mim?

Como primeira postagem do blog resolvi escrever sobre Independência. Aproveitei uma blogagem coletiva do mês de setembro do ROTAROOTS - Blogueiros de Raiz pra me inspirar e eu acho que esse tema é válido pra qualquer época do ano. É válido pra vida! Mesmo bem atrasada gostaria de deixar meu ponto de vista a respeito desse assunto tão controverso.
The best accessory a girl can own is confidence 
In·de·pen·dên·ci·a
  Substantivo feminino
1. Estado ou caráter de quem goza de autonomia, de liberdade com relação a algo ou alguém;
2. Caráter daquele ou daquilo que não se deixa influenciar, que tem autonomia de julgamento e ação;
3. Caráter daquilo ou daquele que tem ideias e maneiras próprias, que não se deixa guiar pelas regras e padrões estabelecidos. Fonte.

Independência é um assunto na minha opinião muito abrangente. Embora muitas pessoas sempre associem a independência ao fator financeiro, existem outras "independências" tão importantes ou mais. O que eu gostaria de falar aqui é sobre independência pessoal, ou melhor dizendo a capacidade de ser feliz sozinho, ser independente emocionalmente.
Porque eu disse isso? Muitas vezes em nossas vidas passamos por momentos onde pensamos que não podemos viver sem pessoas a volta, que não podemos viver sem "amigos", companhia...ou que vocês quiserem chamar. Quando se vive em um pensamento onde parece impossível se curtir há uma problemática. No meu ponto de vista é impossível ser feliz "acompanhado" se a pessoa não consegue ser feliz sozinho(a). Hoje, pra mim, a independência é saber fazer minhas coisas sozinhas, e me amar! Agente aprende as duras penas e eu acho que tenho certa propriedade. Ainda conheço pessoas que se não tiverem companhia pra ir no cinema ver o filme que tanto esperavam a estreia, não vão! Arrumam uma desculpa, procrastinam e perdem excelentes oportunidades, de quem sabe, fazer novas amizades em ambientes até então desconhecidos. Com a independência que eu tenho hoje, vejo que tem certas coisas que só andam pra frente quando damos por nós mesmos o primeiro passo: Seja numa escolha de qual graduação fazer, qual tatuagem, qual carreira seguir, continuar com um relacionamento e enfim. Fazer certas coisas sozinhas e tomar decisões gera auto confiança e prazer.
Essa auto confiança não permite que outras pessoas interfiram em sua felicidade e maneira de ver o mundo. Porque sim, tem pessoas que tentam impor suas maneiras e padrões em cima da gente e a decisão de seguir em frente e não se importar cabe a nós, da nossa independência emocional e da vontade de dizer sim e não quando queremos. Em um mundo onde existem padrões pré estabelecidos do que seria "normal", quem nada contra a corrente e tem decisões próprias é visto como estranho.
Outra coisa importante é que não é possível ter independência emocional quando se espera das pessoas a mesma amizade, mesmo amor ou consideração que você dá. Estar sempre pré disposto a dar tudo de si em qualquer relacionamento atrai pessoas falsas e interesseiras.
Partindo de tudo que eu disse, eu comecei um modo novo de ver  a vida, e aí me tornei mais independente. Tem muitas coisas que só são boas mesmo quando eu faço sozinha. Minha solidão é como um momento de reflexão, terapia. Sozinha e independente é que eu me descobri e estou caminhando ainda.

Comentários