Florescer

BLOG

FOMO: O medo de estar perdendo algo

Hoje, numa conversa com uma amiga, o tema "FOMO" (Fear of Missing Out, ou o medo de estar perdendo algo) surgiu. E, quanto mais a gente conversava, mais eu percebia o quanto esse sentimento tem se infiltrado nas nossas vidas, especialmente com o bombardeio de posts nas redes sociais. Parece que todo mundo está vivendo melhor, viajando mais, sendo mais produtivo... e aí surge aquela inquietação: "O que eu estou fazendo de errado?"
Mas o que é FOMO, afinal?
FOMO é aquela sensação incômoda de que você está sempre ficando de fora de alguma coisa incrível, que todo mundo está se divertindo, evoluindo, ou vivendo de forma mais plena do que você. E, com o Instagram e o TikTok mostrando só os destaques da vida alheia, fica fácil cair nessa armadilha. Por exemplo, minha fraqueza são fotos de viagens e fotografias de natureza {que eu gostaria de ter tirado}. A verdade é que as redes sociais só contam metade da história. Ninguém posta sobre os momentos tediosos, os fracassos ou as lutas pessoais. O que a gente vê é um recorte idealizado. E é aí que o FOMO ganha força – porque a comparação é inevitável. Você olha para a sua rotina e parece que falta alguma coisa, que você deveria estar fazendo mais, sendo mais.
Como lidar com o FOMO? {Ou como eu tento lidar?}
Primeiro, é preciso se lembrar de que a vida real é muito mais complexa do que os filtros do Instagram. Aceitar que você não vai estar em todas, que tudo tem seu tempo, e que o seu caminho é único, ajuda a amenizar esse sentimento. Também vale a pena tirar um tempo para refletir sobre o que realmente te faz feliz. Às vezes, o que você acho que estou "perdendo" nem faria sentido pra minha vida. Outra dica valiosa é dar um tempo nas redes sociais de vez em quando. Sério, um detox digital pode fazer milagres. Ao desconectar, eu me reconecto comigo mesma e com o que realmente importa. Sem ficar comparando sua vida com a de outras pessoas, é mais fácil ver as suas próprias conquistas e os pequenos momentos que trazem alegria.
No fim, FOMO é algo com o qual todos nós lidamos em algum momento. O segredo é não deixar que isso te consuma. Sua vida tem valor e beleza, mesmo que ela não esteja sempre recheada de momentos dignos de likes. A comparação constante só nos distrai de viver o que realmente importa. Por isso, da próxima vez que o FOMO bater, respire fundo e lembre-se: ninguém está vivendo 100% do tempo aquela vida de filme que aparece nas redes. O mais importante é você viver a sua, do seu jeito. E você, já se pegou lidando com o FOMO? Como faz para dar a volta por cima? Bjs


Comentários

back to top