Florescer

BLOG

Vidas Negras Importam ♥

Hoje eu venho falar de um assunto que eu nem sei realmente como começar. Talvez porque eu já esteja realmente cansada de tentar desconstruir pessoas em minha volta, e esse blog nunca teve o propósito de tocar em temas tão sensíveis como esse. Aqui é um ambiente leve, de futilidades, de unhas, de coisas que eu gosto, meus filminhos...enfim. Mas acho que hoje chegou esse momento e eu me sinto inspirada em falar do assunto por conta dos últimos acontecimentos. Na verdade, acontecimentos que infelizmente fazem parte da realidade da população negra durante anos, com a diferença de que agora a violência esta sendo filmada. Já chegou a hora de parar de naturalizar essas coisas. O racismo é cruel, aliena, exclui e MATA!
Uma coisa que é preciso deixar muito claro, é que quando dizemos que vidas negras importam, não estamos dizendo que as outras vidas não importam. Estamos dizendo, na verdade, que as nossas vidas TAMBÉM importam e precisamos parar de sermos apenas "estatísticas", porque isso faz parte da naturalização do racismo: Desumanizar pra sermos apenas números nos jornais.
Não quero dizer também que a vida de todas as pessoas seja um mar de rosas, e que "não negros" não sofram dificuldades da vida, mas as dificuldades de pessoas brancas, não tem nada a ver com a cor da pele. Entenderam?
Caro amigo branco{a}, a cor da sua pele nunca virá primeiro. Você nunca será julgado por ela, e sua vida nunca será mais difícil por causa dela. Muito pelo contrário, talvez no fundo você saiba que tem privilégios por conta dela.
Se você pensa em uma sociedade mais igualitária e sem preconceitos, use sua voz e seu privilégio para um luta antirracista, não fique neutro pois a neutralidade dá mais força ao opressor!!!
Eu achei uma postagem no perfil do Artur Santoro {@artursantoro} sobre como pessoas brancas podem e devem ajudar na luta antirracista e resolvi publicar aqui: {clique na setinha pra arrastar pro lado}
Eu espero que isso traga alguma reflexão pra quem esta lendo. Infelizmente o racismo ainda é uma realidade atual muito presente. Acho que é fácil se alienar, "deixar como esta" e defender o status quo quando não somos afetados por tais opressões. Mas a busca pela igualdade deve ser um dever de todos! Fique inteirado sobre o assunto, ouça seus amigos negros, tenha empatia e deixe o orgulho de lado na hora de aprender. Não dá pra caminharmos juntos quando não estamos no mesmo ponto de partida. Pense nisso Black lives matter! ✊🏿✊🏾✊🏽✊🏽

Comentários

  1. Jaqueline, esse post está demais. Essa publicação do Artur é incrível. Não sei como ainda existe gente racista no mundo, isso é absurdo demais. Mas acredito que juntos, é possível vencê-lo.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pathy Guarnieri, verdade é um dever de todos o combate ao racismo. Obrigada pelo comentário ♥

      Excluir
  2. É realmente triste que muitos não entenderam que a cor da pele não tem importância. Que sejamos mais humanos e amorosos com as pessoas, independente da cor de pele. Adorei a reflexão!

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz errado publiquei a foto com a #, mas entendi que não era meu lugar de fala. Assisti alguns vídeos no IGTV e aprendi como posso ajudar.
    Acho essencial falar mais e mais sobre o assunto e espero de verdade que ás pessoas entendam, aprendam e transbordem mais amor. O mundo precisa de mais respeito e amor.
    Beijos!
    Dicas de Blogueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dicas de Blogueira, eu acho que enquanto não nos vermos como iguais em essência, a sociedade não mudará ♥ Bjs e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  4. A gente sempre procura trazer conteúdos que divirtam e deixem as vidas dos nossos leitores mais leves. Só que não dá pra sentar e escrever apenas sobre coisas coisas boas, good vibes quando pessoas estão sofrendo too tipo de injustiça e perdendo suas vidas por pura estupidez de alguns.

    Foi importantíssimo seu post, trazer essa reflexão só ajuda a reforçar o que combatemos todos os dias.

    Sinta um abraço bem apertado!

    E muito beijos!
    Neila Bahia ♥️
    neilabahia.com | Instagram | Pinterest 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neila Bahia, obrigada ♥ Como eu disse não gosto de trazer assuntos pesados e sensíveis aqui, mas dessa vez eu não aguentei porque é um tema que me toca profundamente.

      Excluir

Postar um comentário

♥ Comente com amor ♥