Florescer

BLOG

Filme da Barbie

Na infância eu sempre fui muito fã da Barbie. Tive umas duas bonecas originais e um mix de outras genéricas de todas as cores de cabelo e pele. Na adolescência e fase adulta, meu olhar era mais crítico a respeito de tudo que ela é e representava, e eu acredito que não sou a única. Mas o hype do novo filme BARBIE veio e me pegou. Claro que tive que conferir no cinema, até porque eu gosto muito da Margot Robbie e sabia que Greta Gerwig {que já foi responsável por outros filmes bons} não me decepcionaria.
Evitei ver trailer e imagens dos personagens, pois queria que tudo fosse ao máximo uma novidade aos meus olhos. A publicidade foi massiva a respeito desse filme, e a critica já o aponta como um dos melhores do ano. Isso ajudou muito com o fenômeno que presenciei no dia da estreia: Uma imensidão de pessoas no shopping de rosa Algumas vestidas de Barbie, usando peruca loira e até alguns garotos de "Ken humano". O resultado, pelo menos no Brasil, é que o filme foi a segunda maior estreia de bilheteria, perdendo apenas pra um dos filmes dos Vingadores. Um grande exemplo de megamarketing!


Mas afinal do que se trata a história de BARBIE?
Primeiramente é preciso entender que nesse filme, existem dois universos, o nosso "mundo real" e a Barbilândia, onde Barbie e suas milhares de versões existem, juntamente com Ken, e os outros Kens {Que não são mais nada além de Kens - acessórios, hahahaha!}. Barbilândia é mundo rosa perfeito, artificial, com festas, coreografias e looks invejáveis. Um dia, Barbie percebe algo errado em seu "estereótipo de Barbie". Ela começa a se deparar com situações constrangedoras, como banho frio {detalhe: sem água}, celulites nas pernas, quedas e o "terrível" fato de seus calcanhares tocarem o chão. Basicamente, Barbie sai da Barbilândia, pro mundo real junto com o Ken, pra encontrar respostas, e quem sabe, voltar a ser "perfeita" novamente.

O que eu achei do filme?
Bem, como já disse anteriormente: eu adorei  Eu acho ainda que o filme consegue fazer rir e emocionar. Não é realmente uma história que se espera sabe. Várias sátiras divertidíssimas, e claro, aquela critica social sobre o patriarcado. Há um desafio ao machismo o tempo todo.
Os personagens, mesmo na Barbilândia, são diversos em etnia e formas. Acredito que muita gente se sentirá representada.
O filme, embora seja sobre um brinquedo, foi feito pra todas as idades e gêneros. Um entretenimento que conseguiu ao meu ver agradar e cumprir um papel social.
Algumas coisas que gostaria de pontuar: a atuação do Ryan Gosling foi mais do que excelente! Mesmo achando que ele não tinha nada a ver com o papel, ele me surpreendeu demais. E a Margot nasceu pra fazer a Barbie, eu acho até que os momentos finais do filme ela estava perfeita!
O ponto negativo é que eu achei que alguns personagens não foram tão bem aprofundados, ou ficaram um pouco mal aproveitados, mas ainda assim não estragou minha experiência. Eu daria uma nota 9 pra esse filme.
Enfim, eu não pensei que a Barbie poderia ser tão ressignificada com a Margot Robbie. O filme surpreende, vc pensa que será algo muito lúdico e infantil e vê que ele caminhou pra uma mensagem divertida e ao mesmo tempo reflexiva. Eu ri, mas também me emocionei com o final...e até me deu uma certa crise existencial {Li outras pessoas falando o mesmo}. Pra mim, não foi só uma ida ao cinema, mas também um evento.
Eu espero que com essa simples resenha, você tenha separado seu look cor de rosa pra ir no cinema conferir. Veja o trailer AQUI. Beijos 💋

Comentários