Florescer

BLOG

Minhas tranças em dia e dicas

Oiiii gente Quero falar um pouco mais da experiência de usar tranças sintéticas {box braids}. Fazem alguns dias (depois de um intervalo de uma semana) que coloquei as box braids novamente. O processo, acho que a maioria já sabe, é doloroso mas depois de três ou quatro dias você sente que as tranças já fazem parte do seu corpo.
Nesse post gostaria de compartilhar alguns erros que cometi e que danificaram um pouco meu cabelo natural pra servir de exemplo do que NÃO fazer.
Certifique que antes de trançar, o seu cabelo esteja muito, mas muito bem desembaraçado. Eu desembaracei, claro!  Mas acho que não foi o suficiente, e por isso na hora da retirada das tranças, foi mais sacrificante pra pentear. O processo de trançar é longo, e a profissional vai pegar mecha por mecha e não vai desembaraçar uma a uma antes de trançar.

Quando for lavar as tranças dilua o shampoo em água antes de aplicar no couro cabeludo. Eu já fazia isso, mas acho que da próxima aumentarei a dosagem de água. Eu indico até que dilua e coloque em um borrifador. Pelo que eu pude perceber, na retirada das minhas tranças a parte crescida tinha muito resíduo de produto, o que além de ressecar o cabelo natural, dificulta mais ainda o desembaraço e a retirada da trança sintética. O couro cabeludo não ficará mais limpo só por usar mais shampoo, ok. Ahhh, e claro, enxague MUITO bem!

E o pior erro de todos, o mais grave e eu não desejo pra nenhuma menina de trançada é: NUNCA vá lavar o cabelo imediatamente após a retirada da trança. Porque Jaqueline? Como eu disse o shampoo e outros produtos deixam resíduos, e os fios ficam coladinhos quase formando um "dread". Ao molhar essa parte, os resíduos formam uma massinha envolvendo a mexa. Como se fosse um chiclete... bem, vocês não iam querer estar no meu lugar, rs. O certo é desembaraçar mexa a mexa das pontas a raiz antes de lavar pra evitar perder mais cabelo {e sentir dor}.

Sim, eu sei pra muita gente esses cuidados parecem óbvios e banais, mas sinceramente, na minha ânsia de tirar as tranças, eu nem me dei conta que poderia estar danificando meu cabelo. São atitudes simples que farão a diferença na hora de retirar as tranças. Mas eu me perdoo por ter sido a minha primeira experiência.

Novas tranças
Usei o mesmo material jumbo, e a mesma cor (número 8, que é um castanho escuro) e o mesmo comprimento. Ainda não tenho coragem e nem vontade de ousar com algo colorido e penteados mirabolantes e baphonicos. Estou satisfeita O desconforto e a dor foram as mesmas da primeira vez que coloquei, mas esse desconforto durou por menos dias - Que bom! Pra mim, usar tranças esta valendo muito a pena e eu estou amando a praticidade Até mais!

Comentários