Florescer

BLOG

Melhorar e aprender rápido um novo idioma

Oi gente hoje eu trago algumas dicas pra você que quer melhorar seu segundo idioma de uma forma eficiente. Não é preciso dizer que ter um segundo idioma é super importante né, principalmente se você quer investir profissionalmente em áreas em que ter mais de uma língua é fundamental. Eu sigo muito essas dicas e meu inglês (que é o segundo idioma que eu estudo) melhora a cada dia com elas. Algumas delas são bem clichês, e básicas porém não deixam de ser importantes principalmente pra quem esta iniciando.

  • Crie uma rotina de estudos mas que não seja maçante. 30 minutos a 1 hora são suficientes.Você precisa se divertir aprendendo inglês. Não pode ser algo apenas com escritas e decorebas chatas;  
  • Acostume-se com o idioma, pra isso você precisa estar imerso na língua. Assista filmes sem legenda, ou com legenda em inglês pra conhecer novos vocabulários. Algumas pessoas alteram até a configuração do computador e celular pro idioma que quer aprender, tente isso também;
  • Faça lista de palavras que você não conhece e tente inseri-las no seu vocabulário anterior, formando sentenças mais complexas. Não adianta ler a palavra, buscar a tradução e "deixar pra lá". Uma vez que você internaliza, dificilmente esquece;
  • Repetição leva a perfeição. Ouça as palavras e sentenças e repita pra aprimorar a pronúncia;
  • Leia textos no idioma que você estuda. Não precisa ser grande. Mantenha um dicionário ao lado pra traduzir as palavras que você não conhece;
  • Una o útil ao agradável. Que tal assistir aquela série ou filme que você adora sem legenda alguma? Outra ideia, é ouvir músicas que você gosta umas 3 vezes (ou mais dependendo do seu gosto pela tal música) pra se acostumar com as palavras, SÓ DEPOIS você pega a letra da música pra seguir a canção melhorando a pronuncia. Essa dica eu fazia muito e ajuda bastante!  
  • Não tenha vergonha de se expressar. Quanto mais vergonha você tiver na hora de falar, mais tempo você vai demorar pra ter confiança. Quando a gente se propõe a falar, mais rápido se aprende. É normal cometer erros e não existe problema algum em ser corrigido por alguém que saiba mais que você.
Enfim algumas curiosidades:

É necessário fazer um curso? 
Eu acho que um curso de idiomas é legal! Mas não é fundamental. Existem muitas pessoas esforçadas que aprendem a falar outros línguas sozinhas, pesquisando e colocando em prática muitas das dicas colocadas acima. A vantagem do curso é que lá se tem a oportunidade de conversar sobre situações do dia a dia, e principalmente como falar o idioma corretamente. Lembrando que um bom curso não oferece milagres de fluência em um ano. Geralmente cursos bons são longos. 

É preciso morar no exterior? 
Claro que se você tem a oportunidade de morar em outro pais, melhor ainda. Mais contato você terá com nativos e o aprendizado será mais rápido! Mas não significa que uma pessoa que não possa aprender outro idioma fluentemente com disciplina. É uma questão de vontade.

Finalizando, eu acho que como hoje em dia as informações são mais acessíveis, não aprende o básico de qualquer língua estrangeira quem não quer. A internet é uma ferramenta valiosa. Ter internet e não se dispor a aprender (sobre qualquer coisa), é como ter uma Ferrari em casa e andar de ônibus. Se jogue no mundo da internet e explore! Existem vários canais e vídeos do YouTube de pessoas ensinando vários idiomas, documentários e afins. Divirta-se! 

That's all folks

Comentários