Florescer

BLOG

Explicando alguns termos cinéfilos ♥

Olá! Depois {ou antes, depende} de assistir algum filme eu corro pro YouTube pra ver alguns vídeos de críticos de cinema. Saber a opinião deles, se valeu a pena, se o filme é realmente bom, enfim. Desde que comecei a fazer isso, percebi que eles usavam alguns termos, técnicos ou não, pra certas situações, cenas, tipos de filme, que eu não fazia ideia do que se tratava. Com o tempo fui aprendendo alguns deles e explicarei aqui pra quem por acaso não sabe
Curta-metragem ⇢ São filmes curtos {dãããa} que não passam de 30 minutos. Eles geralmente tem um caráter estético, informativo, educacional ou publicitário.
Anti-herói ⇢ É o personagem principal que tem uma personalidade e moral dúbia. Possui humanidade e defeitos. Pra chegar algum objetivo usa a lógica ao invés da emoção. Ou você o ama ou o odeia, rs. Um exemplo de anti-herói é o Capitão Nascimento do filme "Tropa de Elite".
Plano-sequência ⇢  Explicando de maneira simples, são cenas sem cortes. Ou pelo menos quem não tem um olho muito apurado não percebe que houve um corte. Pra ser mais didática ainda, quem não conhece o clipe das Spice Girls - Wanna be, que não tem cortes...então é isso! Cenas longas que exigem sincronização dos atores e a câmera pra dar tudo certinho;
Plot twist ⇢ É quando o final do filme tem uma reviravolta ou revelação surpreendente. Um exemplo clássico de plot twist pode ser visto no filme "O Sexto Sentido": Quem esperava que na verdade o psicólogo estava morto?
Remake ⇢ É a refilmagem de um filme antigo ou um filme produzido em outro pais. "King Kong" de 2005 é um remake do clássico de mesmo nome de 1933. O filme "O Chamado" também é um remake de uma produção japonesa.
Reboot ⇢ Muita gente confunde com remake. O Reboot é uma refilmagem, porém conta a história de uma outra maneira. "It: A coisa" de 2017 é um exemplo.
Spin-off ⇢ É um filme que deriva de outro. As vezes um personagem se destaca em um filme, então os produtores, criadores, enfim, resolvem aproveitar o sucesso e fazem um outro filme sobre esse personagem em especifico. No primeiro filme de Invocação do Mal, a boneca Annabelle chamou atenção do publico e então fizeram um filme só pra ela. Sacaram?
Live-action ⇢ Filme remake de animação, onde os personagens são pessoas reais de carne e osso. A "Bela e a Fera", por exemplo, ganhou seu live-action estrelado pela Emma Watson. Quem não amou?
Blockbuster ⇢ São os "filmes pipoca". Feitos pra vender mesmo. Geralmente eles estreiam no verão americano atraindo um grande publico. Suas produções geralmente são excelentes e com muitos efeitos especiais.
Prequel ⇢ É um filme que é lançado para contar a história de algum personagem ou algo especifico de outra produção lançada anteriormente. A origem de um personagem e porque se tornou quem é ou, por exemplo, porque uma casa se tornou amaldiçoada. Pra exemplificar: Annabelle 2 - A criação do mal é um prequel de Annabelle.
Script ⇢  São os detalhes de tudo que vai acontecer nas filmagens. As falas, posições, expressões, a forma de andar dos atores e toda a movimentação dos elementos de cena.
Easter Egg ⇢ É uma referência escondida em um filme. Uma cena, um gesto ou qualquer coisa feita rapidamente que te faz lembrar de outro filme. Nos filmes da Pixar por exemplo tem muito disso. Personagens aparecendo rapidamente em outras animações aleatoriamente. Geralmente, poucas vezes percebemos.
São alguns dos termos bem utilizados por críticos e cinéfilos. Agora sim você vai ficar por dentro de tudo que eles querem dizer nas suas criticas e reviews. Existem muitos outros termos que eu ainda quero aprender e com certeza trarei aqui. Eu espero que tenham gostado dessa curiosidadezinha Vocês gostam de filmes? Gostam de ler criticas a respeito de filmes? Um grande beijo!

Comentários